Tecnologia Handtmann para moídos veganos

Tecnologia Handtmann para moídos veganos

A Handtmann oferece uma vasta tecnologia para a produção de produtos vegetarianos ou substitutos da carne. Fazem parte disso os sistemas de formação para falafel, sticks de tofu ou hambúrgueres vegetarianos e os sistemas ConPro para salsichas vegetarianas em revestimento de alginato. Uma novidade é a produção de moídos veganos, desde o processo de enchimento e porcionamento, até a solução de embalagem.

A base para a produção de moídos veganos produzidos com vegetais geralmente é a proteína de soja ou de ervilhas. Basicamente, o processo de produção de picados veganos é idêntico ao de carne moída. Isso vale principalmente para os parâmetros do processo, tais como, trituração e temperatura de processamento ou características do produto como a sensação de mordida e o aspecto visual. O processamento abrange o enchimento e o porcionamento pela enchedora a vácuo VF 800 Handtmann bem como a moagem inteligente com o moedor de embutimento GD 451. Assim como no processamento convencional, na preparação do produto é realizada apenas uma trituração grosseira e então, com o moedor integrado de embutimento com conjunto de corte de 3 peças(facas), realizada a granulação final (unicamente a separação sincronizada de partes duras fica excluída nesta etapa de produção de moídos com base vegetal).   O porcionador de produto moído  GMD 99-3 é usado para separar as porções e transferir diretamente para as soluções de embalagem, tais como máquinas de abastecimento dos blocos de carne moída direto nas bandejas ou a colocação em máquinas termoformadoras. Aqui é possível um rendimento de produção eficaz de até 2.000 kg/h, dependendo da solução de embalagem da etapa posterior. Outra otimização que pode ser realizada no processo de produção é a integração do novo sistema de pesagem WS 910 Handtmann entre o porcionador de carne moída e a solução de embalagem. O controle, o monitoramento e a regulagem do peso na produção, bem como a rejeição das porções abaixo e acima do peso depois do processo de porcionamento pelo WS 910 reduzem os custos da produção, pois reduzem nitidamente os desperdícios.

A tendência para porções e unidades de embalagem pequenas também se apresentam nos moídos veganos. São utilizados todos os formatos e tipos de bandejas habitualmente disponíveis no mercado. Parâmetros de produto possíveis são uma largura de produto de 80 até 160 mm em disco furado “Letterbox” ou uma largura de produto de 140 até 220 mm com disco furado “eye-shape”. Também o aspecto visual dos moídos veganos pode ser variado, desde um enchimento compacto ou solto, ondulado ou outras formas. Adicionalmente, com esta solução de processo também é possível a produção de outros produtos de tendência veganos ou vegetarianos, tais como Cevapcici veganos, rib-burger ou Twister.

Esta solução de linha cumpre as altas exigências de uma produção moderna e variável, com simultâneo foco na higiene e nos aspectos bacteriológicos. Pela transferência direta para outras unidades de embalagem de etapas posteriores, é eliminado o risco causado por um aquecimento do produto ou a contaminação do mesmo em virtude do manuseio manual. Um processo totalmente automatizado, desde a alimentação automática até o posicionamento exato do produto na bandeja.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *