Comunicado de imprensa Grupo Empresarial Handtmann

Nota de falecimento de Arthur Handtmann

Biberach, 16/04/2018 – Arthur Handtmann, presidente do Conselho do Grupo Empresarial Handtmann, faleceu em 14 de abril de 2018 aos 91 anos de idade no círculo de sua família.

Aberto às coisas novas, curioso e dedicado ao ser humano – é assim que muitos conhecidos descrevem a personalidade de Arthur Handtmann. Como empresário, assumir responsabilidade social era para ele não somente algo natural, mas decisivo para o sucesso econômico de seu empreendimento. Para ele, humanidade sempre andava lado a lado com metódica e retidão. Como filho de um suábio e de uma inglesa, ele era ligado à pátria e também aberto para o mundo. Arthur Handtmann desfrutava de grande respeito junto aos colaboradores locais e de outras regiões, parceiros de negócio no país e no estrangeiro e muitas pessoas que estavam ligadas a ele. Com o seu falecimento, a família Handtmann e o grupo empresarial Handtmann perdeu seu chefe sênior, as cidades de Biberach e de Annaberg-Buchholz perderam o seu cidadão honorário, e a região da Suábia Superior perdeu um dos últimos grandes empresários do pós-guerra.

Arthur Handtmann nasceu em 1927 em Biberach. Depois de ter sido convocado e prisioneiro de guerra, ingressou na empresa de seus pais em 1947. Na terceira geração, o engenheiro de fabricação de máquinas desenvolve a empresa Handtmann a partir de uma pequena fundição de latão, fazendo dela um grupo empresarial internacional. Decisivas foram a sua grande capacidade de julgamento, a sua percepção e sua visão ampla. Durante a sua administração, de 1950 a 1998, o quadro de pessoal da empresa aumentou de 56 para 1.500 colaboradores. O faturamento aumentou de 350.000 marcos alemães para 250 milhões de marcos. Construir era a sua paixão: sob a sua direção, surgiram novas fábricas e novos prédios, inicialmente na Birkenallee, mais tarde denominada de Rua Arthur Handtmann, em Biberach, depois em Annaberg, na Saxônia e em Biberach-Aspach. No que diz respeito a áreas de negócio, Arthur Handtmann apostava na multiplicidade. Hoje o Grupo Handtmann atua nas áreas de negócio de fundição de metais leves, tecnologia de sistemas, sistemas de enchimento e porcionamento, instalações técnicas e tecnologia do plástico. Em 1998, Arthur Handtmann passou a direção do grupo empresarial ao seu filho Thomas. Mesmo depois disso, Arthur Handtmann permaneceu ativo como presidente do Conselho do Grupo Empresarial Handtmann e vivenciou a ampliação posterior de sua obra de vida: em 2018, a Handtmann é líder de mercado em muitas áreas, emprega 3.600 colaboradores distribuídos em 13 localidades no mundo e atingiu um faturamento de 880 milhões de Euros no último exercício comercial.

Arthur Handtmann conquistou inúmeros reconhecimentos pelo seu empenho social e empresarial. Entre outros, era cidadão honorário das cidades de Biberach an der Riß e Annaberg-Buchholz, onde o grupo empresarial mantém grandes locais de produção. Em 2015 foi conferida a ele a Medalha da Ordem do Mérito de 1ª Classe da República Federal da Alemanha pelos seus extraordinários méritos na área empresarial e ações para o bem comum.
Caixa de informações

A solenidade fúnebre de Arthur Handtmann será realizada no dia 27 de abril de 2018, às 13 horas, na Igreja Friedenskirche em Biberach an der Riß. Grande parte dos assentos estará reservada para convidados especiais. Para os colaboradores e aposentados do Grupo Empresarial Handtmann, a solenidade fúnebre será retransmitida em espaços apropriados das fábricas.

Arthur Handtmann (Nasc. em 27 de fevereiro de 1927, falec. em 14 de abril de 2018)
(Fonte: Handtmann)

Contato com a imprensa